Quem valoriza o pouco, é porque um dia já perdeu o muito

quinta-feira, janeiro 05, 2017

@photobyMarleneBarreto

Não ter opinião sobre algum assunto. Ser indiferente perante situações. Não me preocupar com detalhes e ou pormenores que são decretados como teoricamente relevantes ( para quem? para ti?). Não seguir à risca regras de um relacionamento ... isso faz de mim um ser menos comprometido com o mundo? Penso claramente que não. Paremos de nos impor desmesuradamente. Impor a nossa maneira de pensar, de agir, de viver. Serve apenas para nos desgastarmos sem nenhum resultado aparente. O outro não vai deixar de assimilar como uma teimosia, uma visão, uma pespetiva que é nossa. Ele tem mais do que direito de não concordar, de não se identificar, de contrapor sem que para isso tenha de ficar um ambiente de "cortar à faca". 
Que ousadia acharmos que temos o poder de mudar o Outro. Mudar? Mas Mudar para quê? Para nos agradar? Mudar para que se adaptem a nós? Mudar para nos facilitar a vida num convívio que queremos  muito que resulte?
Costumamos ter a moral de apontar ao Outro a característica de "falta de frontalidade". E como reagimos nós perante a primeira vez que o Outro decide praticar essa mesma frontalidade? Deixa-me responder: a maior parte das vezes, na defensiva, e nem vale a pena negar. É tão humano não gostarmos de ser confrontados, detestarmos que nos apontem o dedo ou que nos acusem de falhar.
Mas vamos tentar olhar a beleza deste conceito. FALHAR. Falhar é das maiores provas que somos humanos e não robots. Falhar é a oportunidade de corrigir e prosseguir em outro sentido. Falhar é destapar a genuinidade de cada um de nós. É o dom de nos conhecermos e evoluir. Falhar é praticar o dom de ser imperfeito.
Aceitar o falhanço, o nosso e o dos outros, não nos desresponsabiliza ( nada disso) dá-nos, sim, a oportunidade de viver a vida com uma maior leveza e aceitá-la tal como ela é, cheia de imperfeições e perfeições simultâneas. Aceitar que o nosso companheiro tem o direito de chegar a casa de mau humor depois e um dia "foda" de trabalho (sim e depois qual é o problema?!), aceitar que num momento de teste não conseguimos atingir as expetativas que tínhamos daquele momento e não fomos tão bons quanto queríamos (e isso faz de nós medíocres?), aceitar que aquele amigo que tanto gostamos não está disponível para nos ouvir naquele momento ( será que o torna um amigo pouco preocupado?), aceitar que os dias de chuva dificultam as nossas rotinas diárias (e isso transforma-os em dias menos válidos?). 
O que seria a vida sem a dificuldade? Quem valoriza o pouco, é porque um dia já perdeu o muito.  
Sinto que me levo demasiado a sério. Quantas vezes não dou por mim a esmifrar o meu pensamento sobre aquilo que fiz de errado, o que poderia ter feito mais, sobre o que não estive à altura de fazer ou responder. Foram milhares as vezes que já sofri por querer agradar alguém e só acabei por me sentir tão mais inferior. Já não consigo contar as vezes que saí de um encontro e pensei:

 "Bolas, não fui eu".

" Caramba sou tão mais interessante que isto". 

"Porque é que não consegui ser apenas eu?"

E do que é que isto me serviu? Para rigorosamente nada. 
Levamos, demasiadas vezes na vida, com o filtro " Medo de Falhar" ...Vamos substituir os nossos presets?

O "ligar o foda-se" de vez em quando faz muito bem à alma e ao coração. E não é preciso ser verbal. 


Marlene Barreto 
(texto escrito no autocarro/ônibus no rio de janeiro, outubro 2016)






You Might Also Like

3 comentários

  1. Ah! Sou tão assim. Como perder este medo de existir? Estou a trabalhar nisso, mas é difícil pôr-me em situações desconfortáveis. Obrigada pelo lembrete.

    *Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medo de falhar é por vezes um companheiro "amigo" faz-nos medir riscos e avançar com cautela. Ele só não pode trnsformar-se em "areia" que entranha cada poro da nossa existência . É uma reflexão apenas, um caminho. Se a consciência estiver clara , mesmo sem entender vamos transformando este medo apenas num "Atendedor de chamadas" e cabe Soens a nos a decisão :) vamos trabalhando juntas Lu❤

      Eliminar
  2. Que texto fantástico! Parabéns está mesmo muito bom ;)
    Descobri hoje o seu blogue e adorei :) parabéns e desejos de boa sorte e muito sucesso 🍀!
    Bj
    Matilde

    ResponderEliminar

Instagram

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images